terça-feira, 20 de janeiro de 2009

É PRECISO DAR A MÃO NO INÍCIO DA CAMINHADA!



Já todos me ouviram falar dos Sem-Abrigo e da Associação onde exerço voluntariado.
Disse-vos qual o perfil desta população e da dificuldade que muitas vezes (quase sempre) se tem em recuperá-los para a vida.
Pois nós, decidimos encetar uma nova caminhada, no sentido de os retirarmos da rua o maior tempo possível e ainda fazer-lhes despertar valores e competências que há muito - motivados pela vida a que foram obrigados, ou que eles próprios escolheram - desapareceram dos seus imaginários.
Criamos um espaço - ALBERGART - multifuncional, onde para além de artes decorativas com técnicas e materiais diferenciados, existe tempo para uma educação para a cidadania, para a saúde, para a autonomia tendente à saída da Associação rumo a uma profissão e vida estruturada.
Iniciamos com algum descrédito, no dia 12 de Novembro.
Podemos hoje dizer que está a ultrapassar as nossas expectativas e que o futuro sorri.
Já se fizeram todas as decorações do Natal, editou-se o 1º jornal - "Ponte de Viragem", e formou-se um pequeno coro que actuou na festa de Natal juntamente com um espaço de poesia.
Em 2009 muitos objectos foram já concluídos e deles vou deixar-vos algumas fotografias.
Afinal sempre é verdade que a situação de Sem-Abrigo, nem sempre é o fim da linha. É preciso sim dar-lhes a mão o mais cedo possível.

E quem sabe ... HOJE ELES... AMANHÃ PODEREMOS SER NÓS!








4 comentários:

ARTISTA MALDITO disse...

Olá Isabel(Licas)

Tenho uma prenda para o vosso projecto, ou antes uma proposta de um projecto que associa identidade, cidadania, arte.

Beijinhos
Isabel

Anjo Negro disse...

=)
tenho tantas saudades das artes isto deverá ser uma boa maneira de aprender

bjs

Sónia Costa disse...

Que bela iniociativa!
Gostava de participar em algo deste género...

Sónia Costa disse...

Licas - eu sei que as acessibilidades são boas, a questão é que trabalho dia inteiro, e faço tb uns trabalhitos em casa, não me resta muito tempo oara me deslocar lá...
Se aqui tivesse um local com idosos, crianças, gostava de ajudar. Já pensei inscrever-me no voluntariado de Famalicão, mas pelo que vi também não muita coisa...
De qualquer forma, se surgir um tempinho extra, vou pensar nisso. E se às vezes puder colaborar, mesmo longe, com ideias para actividades, ou às vezes roupas que não servem e que nem sei a quem dar(não sei se interessa), qualquer coisita, ficaria contente em ajudar.
Entretanto vamos falando.
Obrigada.