quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

UM PEQUENO DESAFIO ...

A todos os que me visitarem, vou pedir que observem a fotografia do desenho que está no meu post " é preciso dar a mão no início da caminhada". É a 4ª fotografia imediatamente a seguir à do raoaz de cor a tocar viola.

O desafio é este:
Que vêm neste desenho? Que lhes parece que representa?

Temos tido várias opiniões e casualmente uma delas prevalece sobre as outras.

Vamos ver o que surge da vossa parte. Depois direi as diferentes opiniões.
O autor( um utente) está felicíssimo com o interesse que despertou, até porque foi a primeira vez que pintou.

Obrigada!

9 comentários:

ARTISTA MALDITO disse...

Olá Licas

Eu só posso fazer uma análise objectiva, num desenho que foge à representação mimética vejo apenas cores e formas. Há duas cores predominantes e em contraste: amarelo+lilás. A parte superior esquerda é a mais dramática e pesada. Forma um triângulo com formas bem delineadas, uma delas, suponho que castanha, é ameaçadora. A parte inferior direita é quase toda branca e é para aí que o olhar acaba por incidir, para um suposto ponto de fuga. Os números estão em rotação, mas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Possivelmente no inconsciente há um desejo de vencer o tempo mecanizado a que a sociedade se submete. Mas isto são já subjectividades que podem não corresponder ao pensamento de quem fez esta pintura.

Beijinho
Isabel

ematejoca disse...

Como não sou psicóloga não vou analisar essa pintura.
Quando olhei para ela pareceu-me um papagaio de papel.
Com mais atencão reparei nos números, que teem um sentido no subconsciente do utente. As cores, que ele escolheu também tem uma grande importancia para a análise da pintura e do utente.
Mas como já disse em cima, não
sou psicóloga, por isso não sei o que a pintura significa.
Uma coisa é certa as cores, excepto o castanho, agradam-me.

Licas, venham mais desafios. Sou louca por desafios!!!

BC disse...

Licas olá,

Tinha-lhe dito que assim de repente vi uma coisa, mas observando bem vejo coisas que se calhar, com os meus olhos de leiga, completamente, ninguém vê.
Dizem os psiocólogos que as cores têm muito a ver com o estado psíquico das pessoas,e que pintar com cores muito escuras nunca é bom,mas eu vejo na parte de baixo do desenho muito branco.
Onde está um suposto 9 para mim é uma cara de mulher, a perna do nove os cabelos e vem por aí abaixo um corpo pouco delineado, mas um corpo, com algo na mão que aponta para o nº 10, lembrei-me dos 10 mandamentos, e o caminho encetado por essa pessoa.

Agora estou curiosa.

Isabelinha (Artista Maldito)como expert na matéria e já tendo dado a sua opinião, tente ver o que eu acho que vi.

E LICAS Ddiga-nos o que os outros viram????
Beijinhos
Isabel

Anónimo disse...

Olá Licas,

Venho agradecer a sua visita no meu blog =) Pode entrar as vezes que quiser, é sempre bem vinda =)
Vejo que temos várias pessoas em comum que engraçado e bom!!!
Gostei muito do seu Blog e venho visita-la com maior frequencia.

Obrigada pelos parabens.

Sol =)

Teté disse...

Olá, Licas!

Sem perceber nada de pintura, gosto porque gosto do conjunto e/ou das cores, suponho que poderá parecer uma borboleta, um leque ou um moinho de vento...

Beijinhos!

Viviana disse...

Olá Isabel,

Confesso que tenho muita dificuldade em interpretar este estilo de pintura abstrata, talvez porque não seja a minha preferida.

Eu prefiro o estilo de pintores como o Medina ou Soares dos Reis.

Mas, pedi ao meu marido, que muito a aprecia... para dar a sua interpretação e ela aqui vai:

O Jorge vê aqui uma figura humana em pé, olhando por dentro de uma janela, com uma cortina escura -a parte castanha -fixando algo que está deitado no chão -a parte mais clara-vê ainda ao fundo uma paisagem com uma montanha.

Um abraço
viviana

Nota: Vou ter que sair agora mas voltarei mais tarde para responder ao seu desafio.

ARTISTA MALDITO disse...

Boa Tarde Licas

Venho desejar-lhe um bom fim de semana e também dar os parabéns a este jovem porque para uma estreia na pintura saiu-se muito bem. Há que encorajar os talentos e os dons das pessoas.

Beijinhos,
Isabel

ematejoca disse...

Minha cara Licas:
Para o desafio dos 7 pecados mortais escolhi-a a si e à Isabel Cabral (sletras), mas depois pensei que, pecados mortais nao é convosco e tirei-vos da lista. Talvez seja um preconceito, mas acho as ambas com mais virtudes do que com pecados.

Boa noite!

ARTISTA MALDITO disse...

Olá Licas

Hoje entro só para lhe desejar um bom Domingo.

Em casa com este tempo é que se está bem.

Beijinho
Isabel