quinta-feira, 11 de março de 2010

MAIS UMA VEZ A CASA DA MÚSICA NOS OFERECE ...


A violinista japonesa Midori estreia-se amanhã, sexta-feira, na Casa da Música, no Porto, num concerto em que será acompanhada pela Orquestra Nacional do Porto, conduzida por Christian Arming. Serão interpretadas obras de Mozart, Bach, Schnittke, Schubert. A partir das 21 horas.

Midori debutou aos 11 anos com a Orquestra de Nova Iorque, sob a direcção de Zubin Mehta e aos 14 fez a sua primeira gravação para a editora Philips, onde tocou Bach e Vivaldi com a St. Paul Chamber Orchestra. A sua extensa discografia inclui nomes como Bernstein ou Claudio Abbado.

A violinista japonesa tem actualmente 39 anos e grava em exclusivo para a Sony Masterworks, que lançou dois álbuns seus em 2008. Em 2003, a Sony Classical lançou um CD com concertos de Bruch e Mendelssohn, gravados ao vivo com a Filarmónica de Berlim sob a direcção de Mariss Jansons, gravação que viria a ganhar o Deutsche Schallplattenpreis.

Neste programa, Midori interpreta três obras concertantes: "Concerto para violino e orquestra de cordas n.º 2, em Mi maior, BWV 1042", de Bach, "Sonata n.º 1 para Violino e Orquestra de Câmara", de Alfred Schnittke, e "Rondo para Violino e Cordas, em Lá M", de Schubert.

Neste concerto, a Orquestra Nacional do Porto interpreta, ainda, a "Sinfonia em Ré maior, KV111a", de Mozart, e a "Sinfonia n.º 8, em Si menor", Inacabada, de Schubert.

(J.N. - 11/03/2010 )

2 comentários:

ematejoca disse...

Nunca perco nenhum concerto na Casa da Música, quando estou no Porto.

Há dias comentei as tuas respostas ao desafio, mas ao quero publicá-lo a net foi abaixo. Acontece-me isso muitas vezes, quando escrevo romances em vez de comentários.

Desta vez, vou ser breve, minha cara Licas, volto mais tarde para voltar a comentar as respostas.

Graça Pereira disse...

A Casa da Música últimamente tem apresentado um leque diversificado de concertos para todos os gostos. Penso que não há desculpa para se escolher um deles ou antes, a dificuldade está precisamente na variedade tão boa que torna a escolha dificil. Beijo e um bom domingo.
Graça