segunda-feira, 15 de março de 2010

ESPECTÁCULO A NÃO PERDER

Uma boa forma de celebrar o DIA do PAI é assistir no Coliseu fdo Porto, pelas 21h30minutos, aos COSSACOS DO DON.


Don é o nome de um dos maiores rios russos. As suas margens foram cenário para o nascimento de tradições musicais muito próprias e originais. Os Cossacos de Don apostam na revitalização desse repertório histórico, transpondo para os palcos uma selecção rigorosa que é servida num ambiente de celebração em que a música e a dança nunca se descolam. O grupo Cossacos, coro folclórico mais antigo da Rússia nascido nos primórdios do século XIX (1811), é formado por mais de 80 elementos, entre cantores, bailarinos, músicos e outros artistas, todos eles trajados a rigor. Com sede em Rostov de Don (cidade situada no sudoeste da Rússia europeia), a companhia foi fundada em 1936, com o objectivo de preservar e difundir a cultura dos povos cossacos que durante os últimos 4 séculos ocuparam os territórios perto do Rio Don entre as fronteiras do Sul e do Este da Rússia.
Os Cossacos de Don reproduzem canções étnicas e as festas da região na sua forma original. As músicas são minuciosamente seleccionadas de um repertório histórico sempre acompanhadas de danças plenas de energia e de graciosidade. As canções abrangem temáticas muito variadas desde a alegria da festa de um casamento e a música de férias, até militares e lamentos pelas perdas, canções de guerreiros assim como canções cómicas da vida do povo.
A companhia é formada por um total de 80 pessoas: 30 cantores, 30 bailarinos, 14 músicos, e 6 directores. É integrada por artistas que cantam, dançam, tocam instrumentos tradicioanais e mostram a extraordinária riqueza do vestuário e uniformes cossacos, pois um dos maiores traços que os distingue de outras culturas são as suas tradições e costumes. Lenda e tradição fundem-se com a maior qualidade artística, por isso quando se fala de Cossacos do Don só uma palavra se pode evocar: espectacular, dito pelos críticos.
Até ao dia de hoje as habilidades cénicas do conjunto recebem elogios da imprensa nacional e estrangeira e de personalidades destacadas do mundo das artes. O temperamento, originalidade e habilidades do conjunto dos Cossacos conquistaram muitos países. Os seus espectáculos recebem aplausos entusiásticos nos EEUU, Japão, China, Austrália, México, França, Alemanha, Espanha, Noruega, Vietname, Coreia, Suécia, Portugal, África do Sul, Marrocos, Polónia, etc..

Sem comentários: