quinta-feira, 2 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO AUTISMO



NÃO VOU TECER COMENTÁRIOS TÉCNICOS SOBRE O AUTISMO, PORQUE É UM TEMA DEMASIADO COMPLEXO, mas fico-me apenas pela transcrição de um artigo de Greg Egan, que de uma forma sucinta e compreensível, nos deixa perceber um pouco desse mundo.

"Greg Egan imagina em seu romance Distress (1995) uma organização intitulada Voluntary Autists Organization - Entidade de autistas que querem ter o direito de ser como são, porque estão satisfeitos assim. As pessoas “normais” (dizem eles) têm uma capacidade inata para observar as outras e imaginar o que estão pensando a partir de seus gestos, palavras, etc. “Modelamos” em nossa mente, sem parar, a mente das pessoas que nos cercam, e nos comportamos de acordo com isto. Ao longo da evolução humana, essa capacidade reduz-se ao comportamento afectivo/instintivo dos mamíferos e ao impulso reprodutivo, e dá origem ao sentimento chamado “empatia afetivo-sexual”, ou “amor”.

No livro de Egan, o autismo é atribuído a uma lesão cerebral que anula essa capacidade para se identificar emocionalmente com outras pessoas. E os indivíduos que têm uma lesão parcial querem que se lhes dê o direito de aumentá-la, cancelando por completo sua capacidade para a empatia. Eles invocam o mesmo direito alegado pelos transexuais: “Quero ter o direito de ser como sou, por inteiro.” Identificar-se com outro ser humano (alegam eles) é uma ilusão, uma mentira. Deveríamos nos comportar de acordo com regras e valores morais, não com uma ilusão de afecto mútuo. A noção de empatia, de intimidade psíquica com outro ser humano, é uma premissa falsa. E aí eu pergunto: se um transexual tem o direito de mudar de sexo, um semi-autista tem o direito de amputar suas próprias emoções, e viver em paz, sem ser obrigado a fazer algo que considera uma mentira?

Esta é uma imaginação do autor.

Que pensamos dela?

Estará aqui resumido, tudo o que é o Autismo?

A acreditar neste artigo e somente nele, concluo que cada vez mais o mundo se está a transformar numa comunidade autista, na qual cada um vive por si, para si e com as suas próprias leituras interiores.

Não será assim tão linear ...

Mas a minha intenção foi reflectir e fazer reflectir sobre este tema, neste Dia Mundial.

10 comentários:

BC disse...

Obrigada Licas, por partilhar connosco estes temas, que ainda estão tanto na obscuridade, e penso que não existam muitas pessoas, tantas como nós possamos imaginar a preocuparem-se com estes temas sérios__________________penso, que como a Licas diz que ainda haverá muito mais para explorar.______e estaremos nós a tormarmo-nos numa sociedade de autistas, eu penso que já somos infelizmente.
Mais ums vez obrigada por esta partilha,e cada vez nos isolamos mais do mundo, de facto como autistas.
Se não se importar, lembrou-me uma coisa muito importante talvez vá escrever algo sobre isto.
Beijinhos
Isabel

Maria Emília disse...

Obrigada pela sua visita ao Abraço da Gaivota e pela bonitas palavras que lá deixou. A foto também é sua.

Foi muito bonito da sua parte ajudar-nos a reflectir sobre o Autismo. Obrigada pela sua sensibilidade.

Deixei um desafio para si no meu blog.
Um beijinho,
Maria Emilia

Fátima André disse...

Não sabia que se comemorava hoje o dia mundial do autismo. Já trabalhei com crianças autistas e tenho este ano um adolescente autista. É um enorme desafio.


Há um coelhinho de Páscoa na minha salinha ;)
Boa Páscoa!

Teté disse...

As pessoas estão cada vez mais egocêntricas e egoistas, mas isso não me parece ser autismo.

E tenho de apontar estes novos dias, que a minha agenda além de já estar cheia, ainda está desactualizada... :)

Beijinhos!

BC disse...

Amiga, venho para lhe dizer que pode ir buscar o meu sorriso aos "OUTROS SORRISOS"
Com um beijinho da Isabel

Fátima André disse...

Há um coelhinho de Páscoa na minha salinha.
Santa e Feliz Páscoa!

Beatriz disse...

Ola Licas!
Bom dia!
Concordo completamente consigo,
O MUNDO ESTA CADA VEZ MAIS A SE TRANSFORMAR NUMA COMUNIDADE AUTISTA,cada vez mais cada um de nós só olha para o seu umbigo...gostei de a ler!
Deixo um bjo e o meu sorriso.
Bea

ARTISTA MALDITO disse...

Boa Noite Isabelinha

O desafio é para todas as minhas amigas, se calhar não me expliquei bem, mas é para todas, quis fazer uma surpresa. Não convidei ninguém especialmente, só avisei a Isabel Cabral porque sei que no fim de semana podia não aparecer e tenho de começar a fazer os ovos nestes dois dias próximos. Agora que já me esclareci vou dormir que andei a fazer disparates. Fiquei presa num quarto porque um armário ficou emperrado na porta. É o que faz andar sempre a fazer mudanças.

Beijinhos
Isabel

p.s. Depois venho comentar sobre este assunto, do autismo.

ARTISTA MALDITO disse...

Prometido é devido. Venho só dizer que estes dias de comemorações são importantes, esclarecem e lembram as pessoas. Nunca concordei com a horrível crueldade em defender um aborto por mal formação do feto, por deficiências genéticas, por serem portadores de doenças hereditárias. Todos têm direito à vida e não somos ninguém para decidir sobre a vida e a morte. Se assim acontecer estamos a ser iguais aos nazis. Sou muito sensível a estas questões porque tenho na família um caso de hemofilia e essa pessoa é um grande homem do qual me orgulho muito.

Beijinhos
Isabel

brenno matiussi disse...

Boa noite!!!

Estou passando para fazer um convite, para entrar ne um site novo sobre Autismo, para conferir informações, metodosa, figuras em pecs e muito mais, dêe uma olhadinha....

Muito obrigado pela atenção..

www.portaldoautismo.site88.net