domingo, 26 de abril de 2009

. "Filho ilegítimo de D. Álvaro Gonçalves Pereira, prior do Hospital. Veio para a corte aos 13 anos, e é armado cavaleiro por D. Leonor Teles com o arnês do Mestre de Avis, de quem se torna amigo. Adere à causa do Mestre, que o nomeia fronteiro da comarca de Entre-Tejo-e-Odiana. Foi depois condestável do reino e mordomo-mor. Recebeu de D. João I os títulos de 3º conde de Ourém, de 7º conde de Barcelos e de 2º conde de Arraiolos. Professou em1423 na Ordem dos Carmelitas, tomando o nome de Frei Nuno da Santa Maria. Mandou edificar o Convento de Santa Maria do Carmo, em Lisboa,para onde foi viver doando aos mais desfavorecidos todos os seus bens. Por esta dádiva e entrega integral aos outros, morreu já com fama de santo. Desde o século XV que é objecto de culto, o que foi reconhecido pelo Papa, em 1918. É chamado Santo pelos Portugueses e pelos Carmelitas, e Beato pela restante Igreja".

D. Nuno Álvares Pereira foi proclamado santo esta manhã, às 10h33 (09h33 em Lisboa) no Vaticano, perante milhares de pessoas, entre elas duas mil portuguesas. O Papa sublinhou a dimensão de "herói" do novo santo português mas não referiu a sua generosidade.

O Papa Bento XVI, lendo em português o parágrafo dedicado a Frei Nuno, Bento XVI acrescentou que, embora o novo santo "fosse um óptimo militar e um grande chefe, nunca deixou os dotes pessoais sobreporem-se à acção suprema que vem de Deus".

Alegremo-nos com este PORTUGUÊS e vivamos como ele.

1 comentário:

Tite disse...

Amiga Licas,

É difícil viver como D. Nuno o Condestável (guerreiro) e o S. Nuno de Santa Maria (santo) mas é mais fácil seguir a sua vida exemplar depois do recolhimento.

Ajudar os outros nas suas dificuldades está ao alcance de qualquer de nós que se encontre com saúde, em melhor situação económica e física. Aí faremos um bem e estaremos melhor com a nossa consciência.

Que S. Nuno de Sta. Maria nos ajude...