domingo, 1 de novembro de 2009

4º E ÚLTIMO DIA DE VIAGEM

Ontem chegámos, pelas 17h a Santander, Capital da Cantábria, local de veraneio, Porto movimentado, perto da boca de uma explêndida baía.
Ainda no autocarro e a caminho do hotel, vimos o Palácio dos Desportos da cidade. Muito engraçado!
De um dos lados parecia uma grande nave espelhada.

À medida que se contornava a forma mudava


Até que finalmente realçava a forma de uma baleia.


Como era ainda dia, depois de um banho reconfortante no Hotel Santemar, fomos dar uma voltita pela beira-mar.
A temperatura era agradável e a calçada estava cheia de gente que calmamente saboreava este fim de tarde, como aliás é apanágio dos Espanhóis.

Num determinado local a afluência era maior porque estava ancorada uma Caravela Mexicana que andava a viajar pelo mundo, podendo naquele momento ser visitada. Não o fizemos por falta de tempo.


Regressámos ao Hotel e após um excelente jantar, resolvemos ir "sentir" um pouco o casino.
Éramos todos novatos no assunto, pelo que nos divertimos a observar os habitués, com as caras muito compenetradas, às vezes até crispadas, a correrem de máquina para máquina, quase alheados ao que os rodeava. Parecia, que se encontravam nos seus postos de trabalho, a braços com problemas complicados (Será que no trabalho estão tão concentrados ??? Duvido! ).

Bom pelas 23h regressámos ao hotel porque no dia seguinte havia que levantar cedo. Esperáva-nos um longo trajecto de regresso a casa.

Pelas 8h já estávamos a saborear um excelente pequeno almoço.

Partimos, com a certeza de que tínhamos um longo percurso a percorrer, e porventura mais penoso, porque pela primeira vez durante o passeio, uma chuva forte e constante marcava este dia.
Foi de certeza esta zona de Espanha a chorar por este grupo de Portugueses tão simpático, ordeiro e culturalmente interessante.

As conversas no autocarro sucederam-se entre as ligeiras e animadas, até às mais profundas e profissionais.

Dentro destas últimas saliento as veículadas pelo nosso colega, cujo blog aconselho a consultarem (http://www.graphologia.blogspot.com/).
É de uma enorme profundidade o tema que aborda e penso ser no futuro uma grande ferramenta de trabalho em vários sectores da nossa vida empresarial, educacional e quem sabe até política.

Falou-se muito também da Associação dos Albergues Nocturnos do Porto, a qual referirei mais em pormenor num dos próximos posts.

E depois ... Educação, Política, Sociedade, Economia, Eleições ...

Com tudo isto chegou a hora do almoço no Hotel Europa em Palência.

Fomos muitíssimos bem recebidos. O ambiente requintado e a refeição muito bem confeccionada permitiu que reforçássemos a opinião sobre esta viagem.

Ah, é verdade!
Não faltou a fotografia de grupo


Partimos, agora sim para a última etapa do percurso.
Continuou a boa disposição, a troca de contactos para troca de fotografias e possíveis novos encontros.
Parámos apenas mais uma vez para o descanso obrigatório do motorista e para que comprassemos os afamados caramelos, conservas e chocolates já tão conhecidas dos Portugueses.

Chegámos ao Porto precisamente às 20h, tal como estava planeado desde o princípio.

Abraços de despedida e um até sempre.

Fica como que uma chave de ouro que fecha a porta, um OBRIGADA à Guia D. Patrícia, ao Motorista Sr. Carlos e à empresa Pinto Lopes.

ATÉ SEMPRE!

2 comentários:

Tite disse...

Licas amiga,

Só não estive presencialmente nos locais, mas o modo como descreveste esta viagem deu-nos bem a perspectiva do quão bonitos e interessantes foram os locais por onde passaste.

Obrigada pela partilha e, agora que chegaste ao fim, devo realçar também as fotos que foste colocando no cabeçalho e que mudaram a cada fase da viagem. Lindas e maravilhosas como o passeio e as tuas palavras.

Pena que já acabou!!!!

Beijossssss

PS - Agora sou eu que estou admirada da tua ausência.

Elvira Carvalho disse...

Muito obrigada pela visita. Um abraço.