terça-feira, 10 de novembro de 2009

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA AO SERVIÇO DA PAZ E PARA O DESENVOLVIMENTO

Estabelecido pelo Sistema das Nações Unidas em 2001 e celebrado no Brasil desde o ano 2005, o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e para o Desenvolvimento” é comemorado todo dia 10 de novembro.



Essa data representa uma oportunidade para que se reflita sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor e nela pretende-se reiterar o compromisso da UNESCO em:

fortalecer a consciência pública do papel da ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacíficas;
promover o intercâmbio nacional e internacional do conhecimento científico;
renovar o compromisso nacional e internacional no uso da ciência em prol da sociedade;
enfatizar os desafios enfrentados pela ciência e fomentar o apoio à promoção do desenvolvimento científico.

A mensagem deixada em 2005, pelo Director Geral da Unesco, aquando deste compromisso reflecte bem o propósito da sua criação:

"Todos os anos,o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento oferece uma oportunidade para que se reflita na contribuição da ciência para o desenvolvimento sustentável e melhoria das perspectivas de paz. Da produção agrícola para a medicina, a partir de energia sustentável para a gestão da água, a Ciencia e os avanços tecnológicos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social através de uma gama diversificada de aplicações.
Claramente, a importância da ciência não repousa exclusivamente sobre o valor da investigação e do conhecimento em seus próprios termos, mas também deriva da sua relevância para as necessidades da sociedade e a sua eficácia na resposta a essas necessidades e no cumprimento dos objetivos macroeconômicos do governo. Este é um desafio a nível nacional e internacional.

Enquanto os objectivos básicos da ciência não se alteraram, as necessidades sociais mudaram consideravelmente. Actualmente, a ciência enfrenta desafios complexos que são globais em escala e carácteristicas. É preciso lidar com problemas enormes e difíceis, que só podem ser satisfeitas através de esforços conjuntos. Em sua essência, a ciência é um empreendimento colectivo, cujo avanço se fica a dever mais ao esforço dedicado e meticuloso das equipes do que ao avanço gerados por indivíduos excepcionais. Cooperação é o cerne da investigação científica. ...



Assim no Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento 2005, a UNESCO apelou a todos os envolvidos no empreendimento científico que reafirmassem o seu compromisso na construção de um mundo pacífico, próspero e justo através da ciência e que expressassem esse compromisso através da cooperação internacional e acção colaborativa.
Através da cooperação pediu que se deixe os cientistas a desenvolver relacções de solidariedade e apoio mútuo que geram benefícios práticos e que servem como modelos para todos os outros seguirem.

6 comentários:

Leonor Lourenço disse...

Licas
Nunca manifestei o quanto acho linda a descrição que fez de si!
Um beijo cheio de ternura
Leonor

Beijinhos de cor disse...

Licas
eu ontem estive aqui e fiz um comentário SÉRIO ao teu post, mas não sei para onde foi... Já fui espreitar por aí e não o encontro. Hoje não tenho tempo para repetir a façanha de ontem, mas venho amanhã e tento escrever de novo.

Beijinhos mil minha querida amiga

Licas disse...

Leonor

Posso dizer que me descrevi assim há um ano e meio, quando abri o blog, mas hoje ao reler acho que o fiz com muita seriedade e verdade. Revejo-me totalmente nestas linhas e não altero uma única palavra.
Sou mesmo assim e não o digo para impressionar, mas e apenas para que todos os que comigo conversam vejam (sem me verem)e conheçam (sem me conhecerem) a verdadeira LICAS.
Obrigada por gostares da Licas

Licas disse...

Pózinho

Como eu gosto de comentários sérios e profundos!
Tenho muita pena que se tenha extraviado, mas fico à espera de uma 2ª via.
(É verdade! Também estou à espera do endereço para poder enviar-te o teu prémio. Contudo percebo se não te apetecer partilhá-lo comigo. Não faltarão ocasiões de nos conhecermos melhor ...).

Um beijinho
licas

Sônia Brandão disse...

Tudo aquilo que se faz pela paz é bem vindo.

bjs

Tite disse...

Que desencanto Licas!!!!

Sabes que nem sempre o que parece é?

No meu blog, via que existia um novo post no teu blog e vinha logo a correr para comentar.
Não sei porquê (coisas da net que não tenho conhecimento para deslindar) vinha cá e só via o post de encerramento do teu passeio aos Picos.
Obviamente que não podia comentar o que não via.
Isto aconteceu-me duas ou três vezes.
Hoje vim cá para comentar as BOAS CAUSAS e, qual não é o meu espanto, estão cá 3 posts novos de datas diferentes. E esta hein????

Estou justificada?

Beijocas