terça-feira, 26 de maio de 2009

DIA EUROPEU DO VIZINHO


Hoje assinála-se o Dia Europeu do Vizinho. Sim, eu sei que venho um bocadinho atrasada... Mas pronto...

Retomando a conversa, tendo sido assinalada essa data, dei por mim a questionar o que é o Vizinho? Será um ser amistoso ou será um daqueles aliens verdes?

Vizinho deriva do latim vicinus, que significa bairro. Assim sendo, quanto maior for o bairro, mais vizinhos tens... Como substantivo, vizinho significa "algo que está perto", "pessoa que mora perto".

Sabendo agora o que significa vizinho, para que não haja mal entendidos, fica a questão: quem são os vossos vizinhos? Sabem os nomes deles? Serão da espécie Cusquice bestai, Beata falsidis, Amisticious serenedus?

Eu sei bem quem são os meus vizinhos... Os amistosos sei os nomes, dos aliens verdes nem por isso... Mas também tenho uma vantagem: vivo num cantinho da cidade pertíssimo de tudo mas longe da confusão!

Tenho os mesmos vizimhos há 37 anos. Dá-mo-nos bem, sem grande convivência íntima, mas um estar real, efectivo, cheio de carinho e urbanidade. Há trocas de atenções, desabafos com os mais próximos, tristezas e alegrias vividas em conjunto. Crianças que se criaram juntas, com brinacadeira, lanches, idas ao cinema ou à piscina em grupo.
Filhos destes que embora em zonas diferentes da cidade, vêm a casa dos avós e retomam os hábitos de convívio deixados pelos seus pais.

Quando algum se ausenta, os outros redobram a atenção, para que nada nem ninguém ensombre essa ausência.

E depois há alegrias, como aquela que hoje tive, quando pouco tempo depois de me levantar, vi no telemóvel a seguinte mensagem:
"Obrigada por aquilo que são e por terem feito parte da minha vida enquanto vizinhos".

Para nós é sempre DIa dos Vizinhos

5 comentários:

Teté disse...

Não sei o nome dos meus vizinhos, cumprimento os que encontro no elevador ou na escada, com alguns (mais antigos) mantenho uma conversa de circunstância.

De tal forma que o meu vizinho de baixo morreu em Janeiro - e era dos tais com quem falava e até sabia o apelido dele - só soube em Abril e pela porteira.

Mas quer dizer, isto já vem de trás, que nasci num prédio onde toda a gente se conhecia, e todos falavam (e metiam-se na vida) uns dos outros. Quando mudámos de casa, a minha mãe fez questão de manter as distâncias e nós tinhamos 12/13 anos, não havia nenhum miúdo da nossa idade com quem partilhar brincadeiras, saídas ou assim.

Mesmo assim, acho preferível esse tratamento distante mas cortês, do que as chatices que tínhamos no primeiro prédio, com um vizinho a cascar na mulher e vir toda a gente para a escada, os filhos a esconderem-se na nossa, alcoviteirices que de vez em quando davam troca de "galhardetes", zangas e amuos e por aí fora.

Beijinhos, Licas!

ematejoca disse...

Minha cara Licas!
Muito obrigada pelas palavras lindas do teu comentário.

Quando vivia com os meus pais, os vizinhos eram um dos nossos melhores amigos. Pessoas, que nunca vou esquecer.

Como continuo com uma grande tristeza, nem pensava dizer alguma coisa sobre o Dia do Vizinho. Mas em resposta ao texto do Diogo sobre este dia, resolvi colocar um vídeo infantil, esclarecedor.
O teu artigo é muito interessante, e vou mencioná-lo no "ematejoca azul". Posso?!

Mais uma vez muito obrigada pelas tuas palavras amigas.

Viviana disse...

Olá Isabel,

Eu não fazia ideia que existisse "O dia do Vizinho".

Que pena eu não o saber antes...

Tenho uma excelente vizinha porta com porta, há quase 40 anos.

Muito respeito
Muita amizade.
Muita entre- ajuda.

Raramente entramos na casa uma da outra.

Mas estamos sempre atentas a qualquer necessidade.

Tenha um lindo dia

um beijo

viviana

Fátima André disse...

Há dias para tudo... e felizmente que todos os dias são dias de tudo. Importa não esquecer 365 dias no ano.
Agora devo dizer que a Licas é uma boa vizinha. Obrigada pela companhia.
:)

ARTISTA MALDITO disse...

Olá Isabelinha

Ando tão em baixo de forma que nem me tem apetecido falar. Tenho boas vizinhas, eu nunca maço ninguém, sei que se precisar posso contar com elas e vice-versa.

Vou subir as escadas...:)