sexta-feira, 22 de maio de 2009

DIA DO AUTOR PORTUGUÊS/ DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE BIOLÓGICA

Desde 1982, que se comemora no dia 22 de Maio o Dia do Autor Português.
Alice Vieira, Da Weseal, Raul Solnado, Luís Represas, Pedro Seromenho Rocha, Siza Vieira, António Mota… Pintores, escritores, poetas, músicos… Tantos autores que têm enriquecido a nossa cultura e as nossas vidas com as suas criações!
São muitos e das mais diversas áreas os Autores Portugueses que merecem, nesta data, a nossa homenagem e reconhecimento.

Um dia dedicado ao Autor Português. Porquê?
Aqui fica um excerto do texto de uma das autoras preferidas dos nossos alunos que pode ser lido, na íntegra, no site da Sociedade Portuguesa de Autores - Alice Vieira, jornalista e escritora.

NÓS, OS QUE VIVEMOS DO AR

(...) Na linha de produção, o escritor é sempre aquele que fica em último lugar. É sempre o elo mais fraco da cadeia. Porque, como todos nós muito bem sabemos, todo o escritor vive do ar. Ou escreve apenas uns livritos como hobby. Ou então a escrita dá-lhe tanto, mas tanto, tanto prazer que só isso já se justifica como paga suficiente - neste mundo em que a generalidade dos mortais trabalha em ofícios que odeia. Que o prazer do trabalho seja pago - eis, para muita gente, a grande heresia.(...)


Dia Internacional para a Diversidade Biológica - 22 de maio

Dia Internacional para a Diversidade Biológica - 22 de maio


A Organização das Nações Unidas proclamou o dia 22 de maio como o Dia Internacional para a Diversidade Biológica visando aumentar o entendimento e a conscientização dos assuntos ligados à biodiversidade. Este dia foi criado pelo Segundo Comitê da Assembléia Geral das Nações Unidas em 29 de dezembro de 1993 (data da Convenção da Diversidade Biológica). Mas a data comemorativa celebra a adoção do texto da Convenção em 22 de maio de 1992, em Nairobi, devido à dificuldade enfrentada por diversos países para comemorarem a data no período em que coincidem vários feriados.

Em 2009, o tema especial a ser celebrado será "Biodiversidade e Oceanos".

8 comentários:

ARTISTA MALDITO disse...

...Foi-se o comentário.

Dizia eu que estes dois temas são prementes e me dizem muito. Pois é, a escrita é para quem pode viver de ar, como se fosse algo exterior ao mercado de trabalho e às instituições que a promovem.

C'est la vie.

Uma das grandes preocupações deste século, os oceanos. Para já é só preocupação, no futuro será tragédia se não houver consciência relativamente aos riscos daí advindos.

E vou descendo...

Teresa disse...

Licas! :)

Desejo que esteja bem, há uma semana que não a visito, propriamente!

Post de hoje:

Temos entre nós uma grandiosa escritora, a Pin Gente, de seu nome Luísa Azevedo, com uma obra já publicada. Versos criativos, cheios de emotividade e que fazem qualquer criança (que desde pequenino se torce o pepino nisto da leitura!) sorrir, gargalhjar, até! Eu que o diga, que vejo os meus alunos delirar sempre que lhes leio poemas da Luísa! E mal eles sabem que, no Dia da Criança, terão o dia abrilhantado por ela, ali mesmo! Na salinha de aulas! :)

Na verdade, o último da fila pode ser o escritor, o autor, em muitos prismas. Mas será sempre o primeiro, o ÚNICO a ser recordado nos corações a quem ele deixa a sua mensagem. E isso é tão, ou o mais, importante!

Beijo grande, Licas!

(E agora sigo por aí abaixo, que os temas interessam-me! Vou apanhar o elevador, "tá"?)
:)

Bom fim-de-semana!

Beatriz disse...

ola Licas.
Boa tarde!

Venho desejar um excelente fim de semana!
Um beijo junto do meu sorriso.
Bea

ematejoca disse...

Minha cara Licas!

Hoje não te venho falar da professora de Espinho, mas sim dum desafio e selo, que recebi do Rio de Janeiro:

1 – A pessoa selecionada deve fazer uma lista com oito coisas que gostaria de fazer antes de morrer.

2 - É necessário que se faça uma postagem relacionando estas oito coisas, não importando o que seja; é necessário que a pessoa explique as regras do jogo.

3 – Ao finalizar, devemos convidar oito parceiros de blogs.

4 – E finalmente, deixar se possível um comentário para quem nos convidou, e informar os convidados.

Licas disse...

Olá Isabelita
Vou daui a pouco visitar o seu cantinho
Beijinhos
Licas

Ovinho estrelado.
Como é possível adquirir o livro da pin gente? Adorava tê-lo exactamente para o Dia da Criança. É possíevl dar-me algumas coordenadas nesse sentido?
Fico-lhe muito grata.

Ematejoca
Pois lá fui buscar o selinho, mas encontrei a porta fechada e quando bati ... ela não se abriu.
Espero que leia este comentário.
Beijinhos
Licas

Beatriz
beijinhos e obrigada pelo seu sorriso.

Teresa disse...

Querida Licas, a própria Luísa virá explicar-lhe como obter o livro dela!
Mas há-os à venda, sei que na FNAC. alguns alunos meus já o adquiriram lá.

Beijinhos!

*

pin gente disse...

a minha manager é formidável!
e não recebe um tostão de comissão. pudera! como teria eu hipótese de lhe pagar?
a minha escritora favorita (alice vieira) tem toda a razão... só gostando mesmo muito. agora imaginem os novatos (como eu) na coisa!

minha amiga ovinho, muito obrigada pela publicidade.
convido a licas (aliás, convido todos) a conhecer o banana ou chocolate (link no meu blog), onde escrevo para os mais pequenos.

licas
terei muito gosto em fazer-lhe chegar o "faz de conta... és poeta". se puder enviar-me a morada por e_mail, amanhã mesmo o despacho.
na fnac está esgotado, na editora também, mas a ovinho permite que eu retire um dos reservados para os seus/dela meninos.
um beijo
luísa

Teresa disse...

Licas, eu não me importo que a Luísa retire um dos livros do stock para os meus alunos... Mas depois não me responsabilizo se eu ou ela formos as novas protagonistas do próximo escândalo de professores, em algum vídeo no Youtube com algum dos miúdos aos berros ao estilo "DÁ-ME O MEU LIVRO, JÁÁÁÁÁ!!!!"

eheheehhehe

:)

Luísa, não deixaste o link do teu blog de poemas infantis!

deixo-o eu, Licas!

http://bananaouchocolate.blogspot.com/

Beijinhos! *