sábado, 24 de outubro de 2009

BREVE INTERVALO ...

Interrompo a descrição que venho fazendo, por breves instantes.
Acabei de chegar do cinema,de ver o filme O DIA DA SAIA.
Tocou-me muitíssimo e aconselho-o a todos, sobretudo aos que ainda circulam pelas nossas escolas.
Estou certa que gostarão, mas a real interpretação e a maior emoção será todavia sentida por aqueles que cruzaram ou se cruzam com a escola/problema e se balançam muitas vezes entre a pedagogia, o politicamente correcto, o sentimento, a comoção, a dor e sobretudo a incompreensão dos que, do lado de fora, não avaliam as situações da mesma forma.

Vivi esta realidade durante 10 anos!

Como me arrepiei ao ver este filme!

Gostava da vossa opinião e creiam... Isto não é só filme!

O DIA DA SAIA foi realizado por Jean Paul Lilienfeld e tem como actores: Marc Citti, Denis Podalydées, Isabelle Adjani, Yann Colette e Nathalie Besançon nos principais papeis.

Bom sábado

5 comentários:

BC disse...

Olá Licas,
peço desculpa porque só agora vim aqui responder à pergunta sobre as fotografias, eu vejo-as lindamente e em perfeitas condições.
Quanto a não ter respondido logo é que não tenho comentado nada nestes últimos dias outra vez.
Lá fui fazer o meu tratamento ao braço, aguenta-se, apesar de não ser uma coisa muito agradável, é evidente, são muitas picadas seguidas num espaço de braço pequeno, o braço parece um picador, mas aguenta-se para quem não é piegas, e eu comigo até nem costumo ser, sou mais com os outros, mas depois...depois é que foram elas.
A médica tinha-me avisado que iria ter dores e que ficaria tudo com nódoas negras e um grande ardor, e se isso não fosse suportável tomaria um comprimido, mas assim que saí o líquido da injecção vinha à boca, o que é péssimo tudo a arder depois senti a cabeça com o mesmo ardor que tinha no braço na garganta etc....nada agradável, naquele dia foi para esquecer, depois aparece o fim de semana e sabe como é.
Para a semana nova dose e não me apetece nada sinceramente, mas terei que suportar os efeitos secundários, ou colateras, acho que foi mais isso.

Desculpa Licas isto tem sido uma fase complicada, e o braço é o que tem menos importância, mas para eu dar assistencia aos outros também preciso estar bem, física e psicologicamente e com apoio, o que por vezes falta.
Beijinhos grandes
Isabel

Teté disse...

Bom, para poder dar a minha opinião era necessário ver o filme, o que ainda não fiz... (a lista de filmes a ver está a alongar-se!)

Mas sim, estou convencida que há realidades que ninguém vislumbra da lado de cá dos muros da escola. Que não serão só aquelas que passam nas notícias de agressões a professores, nem só as do paraíso que alguns querem fazer parecer em que a única nota a destoar era a (anterior) ministra!

Enfim, a Educação anda atrasada há 35 anos, sem coragem política para introduzir as reformas necessárias, numa manta de retalhos em que se vai desenrascando aqui e ali!

Beijocas, Licas!

fj disse...

Gostava da vossa opinião ...


pois!! mas 1º terei que ver o filme.
;)

Licas disse...

Desculpen ...
Realmente pedir a opinião é de alguma coisa que se conhece.
Eu referia-me à opinião que a maioria das pessoas tem da "Escola" enquanto miscelânes de culturas, de afectos, de vivências de .... de .....
Gostava de sentir o que transparece para além dos muros das escolas e das notícias veiculadas nos meios de comunicação.

No meu entender, o ensino só melhorará, quando houver uma consciência generalizada e real da Escola, enquanto meio de Educação, de Ensino, mas e sobretudo Meio Social.

Que a Drª Isabel Alçada conhece as escolas por dentro não duvido, mas o que desejo é que ela consiga fazer a leitura nas entrelinhas e adequar as regras às realidades, sem facilitismos, mas com humanidade e harmonia.

Estou de fora, mas muito atenta às nossas crianças e jovens e aos Professores, a todos aqueles que se assinam com letra grande (e há muitos).

Licas

Fátima disse...

Licas,
Ainda não vi o filme. Estive a ver o trailer e parece-me ao mesmo tempo sugestivo e arrepiante. Será que reproduz a realidade de algumas, muitas ou poucas instituições de ensino?
Vou ver se consigo ir ver nos próximos dias.
Beijinhos e boa semana.