sábado, 25 de outubro de 2008

O MENINO E OS BOIS




Esta é para mim uma das imagens que mais me tocou.
Numa visita de estudo com alunos da minha escola em que o tema eram os transporte, foi-nos dado contemplar esta doçura de criança que nos seus três anos e meio, já assumia as rédeas dos seus animais.
Deu a todos uma grande lição, que recordo emotivamente, 15 anos depois.
Publico-a, porque tive desde logo autorização dos pais para o fazer.
E por falar nisso ...
Nessa altura publiquei esta fotografia no Jornal de Notícias acompanhada de um poema para celebrar o Dia da Criança.
Na sequência disso, recebo uma carta de um senhor que se dizia escritor de contos infantis, que solicitava a cedência desta fotografia para ilustrar um livro que estaria a escrever.
Respondi ao senhor (depois de ponderar o assunto com as minhas colegas de escola), que sim senhor, desde que ele lhe atribuísse um valor pecuniário simbólico, que seria entregue à criança.
Resposta ...
"Não estou habituado a ter que pagar o que quer que seja. Tudo me é cedido".
Respondi, que provavelmente iria ter lucro com o livro e que esta criança tinha o direito de usufruir de uma parte, mesmo mínima, desse lucro, tanto mais que não tinha uma vida desafogada.

Ainda foi indelicado na nova resposta, mas continuo a achar que actuei como devia.
Hoje faria exactamente o mesmo.