segunda-feira, 6 de outubro de 2008

HOMENAGEM AOS MEUS COLEGAS PROFESSORES.

HOJE É O DIA DO PROFESSOR!

Cada dia que passa, um maior número de vozes se levanta contra a educação e os educadores e também muitos educadores reclamam justiça e compreensão para a sua profissão.
Se com calma e ponderação analisarmos cada um dos lados do debate, se calhar poderemos até concluir que dos dois há pontinhas de razão. Mas, atrevo-me a dizer que ninguém pode e quer mudar se sentir invadido o seu espaço e a sua dignidade. E convenhamos que O PROFESSOR, passou a ser persona non grata neste nosso pequenino rectângulo à beira mar plantado.
O PROFESSOR está triste e desmotivado!
Não pelo facto de se mexer nos horários, ou nas progressões ou títulos.
Não por ter que ser avaliado
Não por ter mais trabalho burocrático
Mas sim, pela forma como tudo tem sido imposto e organizado desorganizadamente, em completo desrespeito pela identidade de cada um e até mesmo daqueles que ele tem que educar.
Exige-se igualdade de comportamentos e de acções, quer seja numa escola pequena ou grande, num pequeno centro ou numa cidade,num meio conturbado ou num local tranquilo, numa escola púlica ou privada.
Como é possível?

Como pode um professor ser avaliado em relação à taxa de sucesso dos alunos? e às faltas que os mesmos dão?

Muito gostava de ver algumas das pessoas que "impõem regras" a trabalhar num local cuja população é maioritariamente de etnia cigana por exemplo, que pouco se importa se os filhos vão ou não à escola, se os livros e material escolar entregues no início do ano, estão às vezes uma hora depois a ser vendidos...

Sim, isto passa-se em certas escolas portuguesas.
Quantas vezes, professores e funcionários vão nestes locais buscar os meninos a casa para evitar que faltem, alheios às atitudes menos correctas, aos insultos e por vezes às agrssões ...

Quantas vezes nestes locais se inventam técnicas pedagógicas (naquele contexto), para se conseguir "atrair" o aluno à escola e permitir-lhe que saia preparado para enfrentar pelo menos a vida diária que os espera. Sim porque, perspectivas de futuro e acreditar que ele existe é um conceito a maior parte das vezes inexistente.

Há, como noutra profissão, professores que o não são na realidade, mas creio que à grande maioria deve-se respeito e carinho. Muito se devia fazer, sem deixar de exigir, para que eles se sentissem bem, realizados e com vontade de fazerem mais e melhor.

Para todos o meu abraço de amizade e aos que estão do "outro lado da corda", lembro que não é pelo descrédito que se vai construir a escola e formar os Homens de amanhã.

Para amenizar e em forma de amizade deixo este vídeo carinhoso:

Sem comentários: