quarta-feira, 3 de novembro de 2010

LAIKA


Faz hoje precisamente 53 anos que foi lançado "SPOUTNIK II" tendo a bordo a cadela Laika, primeiro ser vivo a entrar no espaço.

A bordo do satélite encontravam-se aparelhos destinados ao estudo das radiações solares, dos raios cósmicos e da temperatura e pressão dos raios X

A Cadela foi colocada num contentor hermético com ar condicionado e alimentação, a fim de estudar o seu comportamento no espaço interplanetário. Estava planeado que o animal sobrevivesse durante 7 dias, quando começasse a sentir a ausência de protecção térmica, mas afinal Laika durou apenas 7h após o seu lançamento, poe ter ocorrido uma falha no sistema de regulação da temperatura.

Spoutnik II desagragou-se 162 dias depois do lançamento, isto é a 14 de Abril de 1958


LAIKA FOI O PRIMEIRO SER VIVO A VIAJAR NO ESPAÇO E CONCOMITANTEMENTE A PRIMEIRA VITIMA DO MESMO ESPAÇO.

"Les ephémerides"

5 comentários:

ematejoca disse...

Pobre cadela Laika, que lhe era indiferente ser o primeiro ser vivo a viajar no espaço. Ela preferia viver mais uns anos e ir passear com o dono pela floresta.
Não tenho pena dos astronautas mortos, porque esses não foram obrigados a viajar no espaço como foi no caso da Laika.

Saudação outonal!

Teté disse...

Concordo com a Teresa, coitada da bicha, que não escolheu esse destino!

E ainda bem para ela que foram apenas 7 horas, que ficar 7 dias para depois os sistemas começarem a falar, a comida a faltar e tudo mais deve ser uma morte ainda mais tenebrosa...

Beijinhos!

ψ Psimento ψ disse...

Será lembrada por todos por vários anos e lamentamos ao mesmo tempo que em muito agradecemos a sua prestação à humanidade. Tenho a minha própria Laika em homenagem a esta heroína só que é toda branca. ;)

ematejoca disse...

Agora passo apenas para te dizer que vai haver algo para ti no "ematejoca azul".
Passa por lá, por favor, mas SÓ amanhã!!!

Abraço e bom fim de semana.

Tite disse...

Olá querida Licas!

Fico feliz por te ver de novo ao comando do teu blog, agora bem mais alegre.

Sobre a Laika e o Spoutnik lembro-me bem desta odisseia na imprensa apesar de, naquele tempo, a tecnologia não ser o que vivemos hoje.

Uma verdadeira emoção.

Agora mudando de assunto, se quiseres espantar o espectro da crise, pelo menos momentâneamente, vai ao Ti-MaMaRiSo buscar ou um Prémio Dardo ou um qustionário para te dares a conhecer melhor ou os dois.

beijosssss e bom fds