segunda-feira, 3 de novembro de 2008

RANKING DAS ESCOLAS !!!!

Embora na qualidade de aposentada e provavelmente um pouco afastada da completa realidade que hoje se vive nas escolas, continuo a ler tudo o que se escreve sobre elas, sobre a qualidade do ensino, das motivações e da falta delas.

Mantenho ainda um contacto muito estreito com as amigas e colegas que fiz durante o meu "tão querido tempo de professora" e confesso que me sinto triste por termos chegado ao ponto a que chegámos...

Só ouço críticas negativas, desmotivação, falta de tempo e disposição para ENSINAR, faltas por doença (verdadeira) em catadupa, aposentações antecipadas ... e sobretudo os alunos a sofrerem na pele todo este estado de coisas, que implicam um menor aproveitamento e se calhar no futuro, uma recordação da escola como um lugar cinzento, sem boas recordações.

O tempo em que havia sempre tempo para ouvir e até acompanhar um aluno passou.
O tempo para que uma disciplina fosse dada de uma forma mais lúdica, mas proveitosa passou.
O que vai ficar na cabecinha deste jovens ????
Geralmente em casa têm, na maioria óptimos pais, mas que trabalham muito para os educar e na escola têm professores que também trabalham muito, mas não têm tempo para eles enquanto jovens e pessoas.
Que pena!
Que será o amanhã?

Agora vieram com o ranking das escolas ...
Que me perdoem algumas dessas escolas, pois até as conheço e sei quanto merecem o lugar que ocupam, mas foquemo-nos por exemplo numa das escolas piores cotadas - Escola do Cerco.
Nunca lá trabalhei, mas fi-lo numa escola do género, com uma comunidade educativa muito complicada. Como será possível comparar-se o incomparável?
Mas o que é certo é que estes professores desta escola, vão ser avaliados com os mesmos critérios da avaliação geral...
Eles que se esforçam mais do que seria humano E JÁ HÁ MUITOS ANOS, sem que os resultados dos alunos sejam no mínimo satisfatórios. Então estes professores vão ser todos corridos a INSUFICIENTE?

Sabem o que eu faria???
Pois é, até me custa afirmá-lo - Corria todos os alunos a notas bem elevadas.
Aliás não seriam os únicos.
Já repararam na discrepância que existem entre as avaliações internas e as de exame externo, de grande parte dos alunos dessas escolas ou colégios que são cotados como os melhores?

Acabe-se com todas essas injustiças!
Avaliem-se sim os professores, mas com regras justas, sérias e que abarquem os que tiveram a sorte de calhar numa D. Maria I, ou no Cerco do Porto.

E já agora, Senhora Ministra, porque não vai trabalhar um ano para esta escola na parte oriental da cidade do Porto? Talvez compreendesse melhor muita coisa e desse ordens mais concisas e profícuas.

Para terminar, envio apenas toda a minha solidariedade para os colegas (que por acaso não conheço nenhum) desta escola do Porto e de todas as escolas do país, onde ensinar é ainda um acto de AMOR.

3 comentários:

ematejoca disse...

Vi o seu nome na avó pirueta e estou aqui para lhe dizer: BOA TARDE e desejar-lhe um DIA FELIZ.

Li o seu artigo sobre o ensino.
Nao faco comentários, porque nao faco a menor ideia do que se está a passar em Portugal.

Saudacoes outonais de Düsseldorf!

ematejoca disse...

Agradeco a sua visita, no blogue onde só escrevo em alemao.
No "ematejoca azul" escrevo em portugues. Espero, que me visite lá.

Saudacoes de Düsseldorf, onde neste momento festejamos o Santo Martinho.

Anjo Negro disse...

olá licas

por falar em ranking fiquei desiludida com os 9º anos da escola secundário onde andei, já que a nível de exames do básico eles estão entre os 10 piores =(
mas depois olhamos para o exames nacionais a nível secundário e já fico mais contente porque somos medianos.. =) tanto que eu estudei e ainda tenho tanto que estudar

bjs