quarta-feira, 12 de novembro de 2008

NÂO ME EXCLUO DESTA CLASSE!

Aposentei-me há perto de três anos, após uma linda vida de MUITO e abnegado trabalho como professora. Mesmo assim não consigo excluir-me deste grupo e deixar de sentir com muita intensidade, esta onda de protesto, revolta, insatisfação e tristeza dos meus colegas.
Sei o que para muitos representa verem-se tratados como um bando de incompetentes, apesar das muitas horas de esforço.

Hoje entrei na minha antiga escola.
Era normal encontrarem-se pessoas sorridentes e um ambiente apelativo. O que vi?
Caras cansadas, rostos inexpressivos, lamentos constantes, vontades firmes de abandonarem a sua profissão,,,

Um desencanto que me chocou de sobremaneira. Como me chocou ver as imagens do dia 8 de Novembro.
Dizia-se antigamente que a classe de professores era desunida ... O que a fez virar desta forma?
O que levou tanta gente a perder um fim de semana para gritar a sua intranquilidade?
Só e apenas a imensa angústia que paira na profissão, com enorme prejuízo, disso tenho a certeza, para os milhares de jovens que frequentam as nossas escolas.

Mesmo assim e perante tudo isto, há ainda quem fique impávida, com o seu olhar frio e distante, sem manifestar qualquer vontade para inverter ou amenizar a situação ... Era tão fácil!

Por favor Srª Ministra... Pare para pensar!
Nunca ouviu dizer: Aonde há fumo há fogo??? Pois tenha cuidado porque o fumo está a adensar-se e um dia quando menos esperar o fogo pode transformar o seu próprio rosto numa máscara de dor e de grande sofrimento.
Mas nesse dia ... Pode ser tarde!

A todos os colegas envio o meu forte abraço de solidariedade, mas atrevo-me a pedir-lhes:
Quando voltarem a reunir-se, como aconteceu no dia 8, façam-no com um pouco mais de sobriedade e compostura. As cançõezitas, as t-shirts grafitadas, as gargalhadas, as respostas com menos nível, podem inverter o sentido desta luta e darem motivos palpáveis, aos que pretendem denegrir a nossa imagem.

Vão em frente, mas não se esqueçam que têm muita gente com os olhos postos em vós, sobretudo os vossos alunos, que reagirão convosco, conforme as atitudes que observarem.

1 comentário:

BC disse...

Olá Licas,
De vez em quando tentava entrar no seu blog, mas nunca consegui, hoje vi já o símbolo e adicionei, para poder visitá-la.
Virei mais vezes~
Um abraço
Isabel