quinta-feira, 12 de junho de 2008

FRANZ LISZT


Franz Liszt (1811-1886) Húngaro

A peça musical que acompanhou este blog, até eu regressar de umas férias à beira-mar, foi o Sonho de Amor de Liszt.

Na altura em que coloquei essa música, deixei um pouco da biografia deste compositor do século XIX e mantenho-a hoje, embora a música de abertura não seja a mesma, para que sirva por mais uns tempos de informação aos interessados.

Liszt, compositor e pianista húngaro nasceu em 1811, em Raiding, na Hungria, e morreu em 1886, em Bayreuth, na Alemanha. Entre as suas composições mais notáveis encontram-se doze poemas sinfónicos, dois concertos para piano, vários trabalhos corais e uma enorme variedade de peças para piano.

Aos seis anos revelou tanto talento para o piano, que o príncipe Nicolas Esterházy proporcionou à família Liszt meios para se instalar em Viena, para que Franz tivesse a educação musical adequada. Aos oito anos era já aluno de Czerny, de quem recebeu uma sólida preparação pianística e musical, incluindo a técnica de leitura de pauta à primeira vista e a improvisação. Mais tarde, a sua memória era tal que era capaz de tocar de cor partituras complexas que ouvira apenas uma vez. No entanto, em 1823, não foi autorizado a ingressar no Conservatório de Paris por ser estrangeiro, o que o levou a concluir sozinho a sua preparação pianística, continuando com Anton Reicha e com Ferdinando Paër os estudos de composição que começara com Salieri. Pouco depois, viajou por vários países europeus, onde obteve uma enorme fama de concertista. Nessa altura, relacionou-se com Victor Hugo, com Lamartine, com G. Sand, com Chopin e com Berlioz.

Depois da revelação de Paganini, em 1831, Liszt mostrou-se tão interessado que resolveu transferir a técnica do violinista para o seu piano, compondo uma fantasia na peça Campanella. Nessa altura, conheceu Frédéric Chopin, cujo estilo poético musical exerceu em si uma enorme influência. Entre as suas 700 composições, destacam-se Sinfonia Revolucionária (1830), Rapsódias Húngaras (1839-40), A Faust Symphony (1854), A Symphony to Dante's Divina Commedia (1855-56), Sonata para Piano em Si Menor (1852-53), Concerto para Piano e Orquestra N.º 1 em Mi Bemol Maior (1849) e Concerto para Piano e Orquestra N.º 2 em Lá Maior (1839).

Liszt não foi apenas o maior pianista da sua época, foi também um compositor extremamente original e uma figura de destaque no movimento romântico. Como professor, formou alguns dos maiores pianistas da geração seguinte. O seu estilo pianístico, que influenciou Debussy e Ravel, caracterizava-se pela flexibilidade, pela liberdade de execução, pela procura de sonoridades novas e efeitos orquestrais. Quanto ao seu estilo cromático, exerceu uma enorme influência em Richard Wagner. Liszt foi também o criador do poema sinfónico para orquestra e do método de "transformação de temas", em que cada um dos temas, em diferentes formas, pode fornecer bases para um trabalho inteiro. Todas as suas inovações permitiram-lhe desempenhar um papel determinante na música moderna.

1 comentário:

SANDRA RIBEIRO disse...

ola amiga passei para deixar um grande beijo e deparo-me com este lindo decomentario do liszt
beijossssssss
e bom passeio a beira mar