quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? .......................


Sendo um blog um local de discussão e de trocas de opiniões, eu arrisco em abrir aqui um espaço para que em conjunto reflitemos sobre este caso que, neste momento, intriga e perturba Portugal.

Gostaria que o fizessemos de uma forma sensata, não agressiva, que evite ferir as susceptibilidades de cada um e sobretudo daqueles que de uma forma ou de outra estão ligados ao acontecimento.

Podemos falar em abstracto, sem rótulos e até sem nomes, dissecando apenas o que poderá levar a um caso como este, que orientações se poderá dar aos jovens, quais as atitudes dos pais e educadores, papel das televisões e outros meios de comunicação ...

Julgo que uma discussão grande, não marcada pelas notícias que quase hora a hora nos martelam o pensamento.

Seremos capazes disso?

Vamos tentar. Concordam?

11 comentários:

Tite disse...

Licas,

Lá concordar concordo mas o que dizer depois de tanto martelar nas televisões sobre o assunto?

Que temos pena dos intervenientes, um porque morreu e o outro porque vai ficar muito lesado?
Que não perdoamos a um ser vivido o ter levado um miúdo deslumbrado à loucura de tal acto?
Que lamento a situação desta Mãe em momento de tamanha dor e inconformismo?
Todos os dias me interrogo e acredita minha amiga que tenho muita pena daquele rapaz, que nem era um desgraçado como muitos que vemos por aí na nossa Sociedade, que perde assim, num ápice, a possibilidade de viver uma vida saudável ligada ao Desporto de onde provinha.

Já disse mais do que queria e não consegui transmitir os mais profundos sentimentos sobre a questão.

Pode ser que volte depois de ler outras opiniões.

Beijosssss

Manuela Freitas disse...

Olá Licas,
Situação revoltante e horrorosa! Não concordo como a comunicação social tem tratado a situação, é sempre muito repetitiva e especulativa e muito menos concordo que se abra um noticiário com esta notícia, como se fosse um caso de interesse nacional!
Eu considero, por aquilo que foi ventilado que o jovem sabia para o que ia e já não era a primeira vez e que todos sabiam quem era o companheiro e o que pretendia, inclusive a família!
Trata-se de um drama passional, como outros que têm acontecido, uma exarcebação de sentimentos que pode levar aos limites ou para lá dos limites!
O que se passou realmente só eles sabem!
Para os jovens era necessário que pensassem que há mundos perigosos, pessoas inconvenientes para acompanhar e tivessem cuidado com os mundos fascinantes, mesmo que eles sejam os mais aliciantes!..
Beijo,
Manuela

ematejoca disse...

Tu estás a referir-te ao caso do Carlos Castro e Renato Seabra, não é verdade?

O ser humano é muitíssimo complexo, sendo quase impossível compreender os seus actos, quer sejam eles bons ou maus.

Bem, um drama passional não foi, muito pelo contrário, foi nojo o que o rapaz sentiu. Embora também não o considere uma vítima, pois ele sabia que se estava a vender.

A TV e a nossa sociedade actual também não são as culpadas, pois já houve casos destes noutras épocas, quero menos dizer, noutros séculos.

Acho que a blogosfera é o lugar apropriado para polémicas, logo que sejam feitas de um modo civilizado.

Volto já!

Licas disse...

Ainda bem que aderiram a esta discussão. Eu também sou da vossa opinião... Um rapaz com 21 anos, licenciado, desportista e vivido, não foi desconhencendo de todo para onde ia. Pensou, isso sim, que depois de lançado ou depois do pontapé de saída conseguiria recuar. O problema é que muitos jovens se metem em caminhos tortuosos, com a ânsia de vencerem com o mínimo de esforço.
Mas também o que é que eles têm à sua volta?
Concursos e mais concursos, onde o dinheiro corre ...fazendo eles o quê?
Mas também os pais ... será que eles estão realmente atentos ao mundo incrível que se vive?
Não haverá muitos pais que "empurram" os meninos só porque assim não perdem a sua amizade?
Pais que rejeitam ou aconselham contrariamente à vontade dos meninos são apelidados de caretas, velhotes, antiquados e pensam que isso será o primeiro passo para os perderem enquanto filhos.
A noção de família com tudo que isso implica --- alegrias, tristezas, ralhetes, castigos, prémios --- tem que voltar a ser reforçada e valorizada.

Quanto à pessoa mais velha que transforma um sonho de juventude num agrado ao seu ego ... isso nem classifico.
Pode ser que volte a comentar.
Até já!

Licas disse...

e voltei mais cedo do que esperava...

Apesar de todo o desagrado por este caso e pelas circunstâncias que antevejo no seu desfecho, não posso deixar de manifestar uma enorme ternura por estas duas famílias. Uma que se via com um filho exemplar, de quem esperavam o melhor e cuja crença nele não a deixou perceber o perigo eminente e que hoje vai ter que conviver com este drama e com uma vida ceifada em vida.
A outra que, certamente e ao longo de 60 anos já teve que sujeitar-se a muitas situações que não seriam as que escolheriam para o seu familiar, mas que hoje assistem a este final tremendamente trágico e irreversível.

Qual delas sentirá maior revolta?

Não sei responder. Apenas gostava que algum dia encontrassem a serenidade

ematejoca disse...

Nos dias 30 de Maio de 1593 em Deptford, 8 de Junho de 1768 perto de Trieste e 2 de Novembro de 1975 em Ostia, houve assassínios idênticos.
Nessa altura ainda não havia nem TV, nem concursos. De quem era a culpa?!
Acho simples demais deitar a culpa à TV, aos concursos, aos pais modernos etc...
Os pais do Carlos, o mais velho, também erraram na educação dele, apesar de serem de uma geração mais antiga.
Porque ter uma relação sexual com um rapaz de 21 anos, quando se tem 65, quase roça a pedofilia.

A sociedade doutros tempos nunca foi melhor do que a actual!!!

Licas disse...

Ah, sim!!!
Também não culpo apenas a TV ou outro tipo de programas e sei que noutras épocas se cometiam desmandos, mas hoje que a vida é mais facilitada é e que os jovens têm muito mais solicitações também. É evidente que ao tropeçarem com pessoas que também não foram convenientemente estruturadas na infância e juventude e que apresentam "sucesso" aos 60 anos eles são levados a acreditar que também eles o terão.

São erros de há muitas gerações,que quanto a mim vão-se agudizando porque tudo se considera normal e aceitável.

Continuo a dizer que cada vez mais o papel dos pais e educadores tem que ser muito atento e desmisticador do facilitismo, apelando à razão, ao trabalho e à honestidade.

É por isso que eu tenho pena deste jovem...
Ele foi arrastado pelas águas do seu próprio deslumbramento

redonda disse...

Na Revista TV7Dias desta semana, no Editorial, logo na segunda página há um artigo de Rui Pereira em que conta um episódio, num jantar em que esteve com o Carlos Castro. Uma empregada tropeçou e deixou cair uma bebida em cima de um convidado ilustre. O Carlos Castro foi ter com ela e ajudou-a, desvalorizando o ocorrido e tranquilizando-a. Não o conhecia, mas achei que este é o gesto de alguém bom. Quando podia ficar simplesmente sentado porque não era nada com ele, optou por ir ajudar alguém numa situação mais frágil.
O Carlos Castro pode ter-se deslumbrado também com o jovem, acreditado que da alguma forma era correspondido (há imensas uniões por exemplo entre homens mais velhos e mulheres muito mais jovens que são aceites na nossa sociedade) e por isso me parece ainda mais triste morrer como morreu.
O Renato, a ser verdade tudo o que é noticiado, podia ter simplesmente optado por ir embora.

ematejoca disse...

Em resposta ao comentário da Dona Redonda:

No caso CC e RS não tenho simpatia por nenhum deles, não por causa da homossexualidade do mais velho, mas por ir para a cama com um jovem, que podia ser neto dele.
Mesmo assim, penso que não merecia ser assassinado!!!
Respeito muito a vida de todos os seres vivos.
O caso em NY, que está a dar pano para mangas e a dividir Portugal, acontece aqui estes casos frequentemente, e não só entre homossexuais, ainda não há muito tempo uma jovem ucraniana começou uma relação com um vélhinho, depois, ela e o namorado mataram-no, roubaram-lhe o dinheiro e fugiram para a terra deles.

Tite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tite disse...

Tudo o que se passou com aquele jovem tem explicação psicológica.

O seu grito de libertação após o desfecho deste episódio demonstra aos psicólogos que ele estava a ser fortemente violentado na sua virilidade. O problema era ele precisar de apoio para chegar ao patamar que se propôs quando procurou as luzes da ribalta.

Enfim... agora está lá... nas parangonas mediáticas mas pelas piores razões.