terça-feira, 1 de junho de 2010

UMA HORA DE SAUDADE



Nunca o fiz, mas hoje senti uma imensa necessidade de homenagear estas três raparigas que nas décadas de 40 e 50 fizeram sucesso em Portugal.
São elas Cidália, Milita e Rosária Meireles(Foto acima juntamente com Pedro Homem de Mello)

É verdade! São minhas primas direitas, filhas de um irmão do meu pai.

Em 1943, por sugestão da poetiza Fernanda de Castro (esposa de Antônio Ferro) as irmãs Cidália; Rosária e Milita, que tinham inclinação para o canto, formaram o Trio Irmãs Meireles. Especializaram-se no folclore português, mas também cantavam fox, canções românticas, boleros e músicas norte-americanas. O trio passou a ser ensaiado e dirigido pelo maestro Tavares Belo, que fez vários arranjos vocais. Cantavam com orquestra e “a capela”, uma técnica inusitada na época.
As irmãs harmonizavam suas vozes, cantando e encantando quem quer que as ouvissem. O sucesso foi fatal. Logo chegaram convites para atuarem na Ilha da Madeira, Açores e Espanha.
As Irmãs Meireles foram formadas pelo Conservatório Nacional de Lisboa em “Arte de Representar”. Neste curso estudaram dança, encenação, arte de dizer, etc. O curso teve a duração de quatro anos. Em 1947 o trio é contratado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro para uma temporada de três meses, depois seguindo para São Paulo, Porto Alegre e outras cidades brasileiras. Tamanho foi o sucesso que alcançaram, que logo foram contratadas para atuarem na Argentina, Chile e Uruguai.
O trio não se limitou a fazer apenas rádio; mas entraram em vários filmes “Aqui é Portugal” - neste filme elas aparecem em várias cenas, vestindo roupa de várias regiões portuguesa e cantando números folclóricos; “Bola ao centro” e “Amor de Perdição”, onde Cidália era a ‘prima antipática’. Milita e Rosária participaram também da película “O diabo são elas”, rodada em Espanha.
Das irmãs, a que teve mais participações em filmes foi Milita. Actuou em “Um homem às direitas”, “Os vizinhos dos Rés-do-chão”, e a co-produção espanhola, “O Diabo são elas”, do húngaro Ladislau Vadja.

BIOGRAFIA GENTILMENTE CEDIDA POR THAÍS MATARAZZO

10 comentários:

ematejoca disse...

A minha mãe é que gostava das Irmãs Meireles, cantando até canções do reportório delas.

O que não compreendi, minha cara Licas, é se elas eram tuas primas direitas ou do Thaís Matarazzo, que escreveu a biografia delas.
Esta homenagem bem mesmo a seguir ao 55º Festival Eurovisão da Canção. A portuguesa Filipa de Azevedo cantou com uma voz excelente uma linda canção portuguesa ficando em 18º lugar.

Saudações de Düsseldorf

Joana Carvalho disse...

Beijinho directamente da Madeira... Eu sei ando ausente por estes lados, mas não me esqueço de si!

Licas disse...

As irmãs Meireles são minhas primas direitas, filhas do tio zé, irmão do meu pai.
Beijinhos

Fátima André disse...

Olá Licas :)
Neste momento não posso escutar o vídeo porque não tenho aqui os fones e no local onde estou a trabalhar não posso colocar som no computador. Em casa vou escutar. Fiquei curiosa.
Abraço.

BC disse...

Foi uma boa lembrança, mas antes de mais olá amiga, não me esqueço acredite mas....a minha cabeça anda tão cheia de tanta coisa que quero concentrar-me e torna-se difícil, conversas que às vezes precisavamos estar perto das pesssoas e a escrita ficaria em dia, sem serem coisas muito graves chateiam e bem.
Apareça ao menos no Face que apesar de não ir muito deixo sempre uma frase para pensar, reflectir, não preciso de gastar tanto tempo como aqui porque existe muita gente para visitar ali aparecem deixam mensagem ou não e nós seguimos em frente e vamos vendo amigos antigos, a vantagem, only.
Beijinhos saudosos

Lá não publico já coisas minhas porque é um pouco arriscado, não existe protecção para os poemas.

Viviana disse...

Olá Isabel

Que interessante.

Então estas "meninas" são suas primas?
Sabe que "O Josésito" era uma das cançoes que eu mais cantarolava?

Como tenho um filho(o mais novo) que é José, volta que não volta ainda lhe canto essa popular canção.
Foi óptimoo ouvir o video. Gostei.
E acho que foi muito bonito da sua parte prestar esta linda homenagem ás suas lindas primas.

Parabéns, amiga.

Um abraço

viviana

ematejoca disse...

No "ematejoca azul" há um cesto à tua espera, minha cara Licas.
O outro selo que te ofereci, e que tu não foste buscar, também não ficava aqui muito bem, mas este é para as pessoas que combatem a injustiça, e tu és uma delas.

Um abraço da amiga de longe!

PS: Os amigos virtuais antigos estão todos no Face, mas não é coisa para o meu gosto.

Tite disse...

Eu nasci em 1946 mas lembro ainda de ouvir na rádio as Irmãs Meireles.
Eram muito afinadas e essa de cantarem à capela era uma coisa que me fazia confusão. Como é que elas cantavam sem orquestra e tão afinadinhas.
Claro que a minha Mãe conhecia melhor o seu reportório.

Um grande abraço

Anónimo disse...

www.fernanda-decastro.blogspot.com

Thais Matarazzo disse...

Olá Licas, fiquei feliz a referência que a sra. fez ao meu nome, escrevi em 2006 uma monografia sobre as Irmãs Meireles, das quais sou profunda admiradora, principalmente da Cidália, que durante muitos anos atuou na cidade de São Paulo, onde resido. Eu tenho 28 anos, não acompanhei a carreira delas ao vivo, e sim, pelos dicos da minha avozinha, revistas e jornais da época.

Em 2005, tive a felicidade de conhecer a MILITA e ROSÁRIA, dois encantos de pessoas.

Bjinhos (thmatarazzo@gmail.com)