sexta-feira, 18 de junho de 2010

S. JOÃO DO PORTO - ESSA NOITE MÁGICA

No dia 24 de junho festeja-se no Porto e noutras cidades do país, a festa de S. João, em honra de S. João Batista, filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus.
Quando o Anjo anunciou a Maria que Ela seria a Mãe de Jesus, ela foi visitar a sua prima Isabel que estava grávida. Quando lhe deu a notícia a criança exultou no seu ventre ... Assimn se lê no Evangelho de S. Lucas


Mais tarde João Batista, assim se chamou a criança, foi para o deserto anunciar a vinda do Salvador.
Foi por isso o precursor de Cristo e como tal venerado.
Mais tarde foi Mártire

Sabe-se que foi a partir das sílabas iniciais dos versos da primeira estrofe do hino litúrgico em honra de São João Baptista que se formaram os nomes das notas musicais. Veja-se como:
‘’Ut’’ queant laxis ~
´´Re’’ssonare fibris
‘’Mi’’ra gestorum
‘’Fa’’muli tuorum,
‘’Sol’’ve polluti
‘’La’’bii reatum,
‘’S’’ancte ‘’J’’ohannes.
O ut foi depois substituído por dó. O si é constituído pelas letras iniciais latinas de Sancte Johanes (São João: o j lia-se como i).



Sendo uma festa de origem cristã é simultâneamente uma festa pagã que leva às ruas todos ou quase todos os habitantes das cidades numa comunhão de atitudes e tradições que assentam fundamentalmente na ideia de "trazer a sorte" ao amor, à felicidade , à saúde.


Ligam-se aos antigos cultãos pagãos e às "propriedades" das ervas aromáticas, do fogo (traduzidos nas fogueiras), ao orvalho e à agua.

Surgiram muitas tradições de sorte e azar, que dão vida e colorido a estas festas ...

Quem saltar a fogueira na noite de S. João, em numero ímpar de saltos e no mínimo três vezes, fica por todo o ano protegido de todos os males. As cinzas de uma fogueira de S. João curam certas doenças de pele. Para certos males, são benéficos os banhos que se tomem na manhã do dia de S. João, mas antes do Sol nascer. No Porto, os que se tomavam nas praias do rio Douro ou nos areais da Foz, valiam por nove...

As orvalhadas têm a ver com a fecundidade. Uma mulher que se rebole de madrugada sobre a erva húmida dos campos (“...para tomar orvalhadas / nos campos de Cedofeita”) fica apta para conceber. Segundo um conceito antigo as orvalhadas eram entendidas como o suor ou a saliva dos deuses da fertilidade. Uma outra velha tradição assegura que os namoros arranjados pelo S. João são muito mais duradouros do que os que se formam pelo Carnaval “que não vêm chegar o Natal..."

São estas algumas das tradições que tornam mágica esta noite que todos retemos na nossa memória como uma relíquia da infância.




A Todos desejo a ALEGRIA, A JUVENTUDE, A PARTILHA DESTA NOITE PARA SEMPRE A NOSSA NOITE DE S.JOÃO.

Com a Ajuda de:
http://www.culturabrasil.org/sjoaobatista.htm

7 comentários:

ematejoca disse...

Não tenho conseguido entrar no teu blogue, minha querida Licas, pois
tenho o portátil mais vagaroso do mundo ao meu dispor, e só, quando estou em Vila Nova de Gaia.

A minha familiar alemã partiu ontem para a Alemanha, e, enquanto ela esteve aqui, fiz só aquilo que ela queria, por isso nem festejei o São João nem visitei a Feira do Livro.

Beijinhos de Vila Nova de Gaia.

BC disse...

Minha amiga Licas eu não apareço nas visitas ,mas a minha linda também não aparece.
De vez em quando bate a saudade e vim fazer uma visita a alguns amigos mais chegados.
Eu sei que iria ralhar comigo, mas tenho andado com as preocupações familiares em primeiro lugar.
Toda esta instabilidade que se tem vindo a viver ainda me arrastou para mais perto dos filhotes, os empregos, os exames e por aí, e deixou-me sem vontade para os poemas.
Mas vai já dizer e o Face??? é verdade que vou mas está mais à mão é mais fácil, e tenho lá quase toda a gente, é mais directo e é uma forma de não me afastar totalmente destas lides da escrita.
Raramente deixo de põr uma frase para reflexão é basicamente isso que faço mantenho um pouco a actividade da escrita em dia e estou perto das pessoas inclusivé da familia porque tudo lá anda, apesar de sentir muitas saudade da antiga blogosgera quando éramos um grupinho muito unido.
Beijos amiga e aparece pelo menos para eu saber que estás viva eu vou lá deixar alguma coisa de vez em quando mas nunca obtenho reposta, fico triste!!!

Beatriz disse...

Licas.

Venho deixar um beijo desejando que estejas bem.

Um beijo e o meu sorriso.
com carinho
Bea

guímel disse...

Nesta manhã, tive a curiosidade de verificar quem era o blog vizinho do meu e, tive a felicidade de encontrar o seu.
Parabéns, irei segui-lo e visitar sempre!

Guimel
Brasil

Unknown disse...

Gustavo Osmar Santos
Estuvo Aquí...wonderfull.

Teté disse...

Olá, Licas, passei só para te dar um beijinho de parabéns, desejando que tenhas tido um dia muito feliz, como muitos mais pela frente, plenos de saúde e alegria! :)

Beijinho grande!

Teresa disse...

Ontem à noite adormeci muito cedo, acordei agora e vim dar uma espreitadela na blogosfera, e leio um comentário da Teté, onde me fala dos teus anos.
Vim logo aqui a correr para te dar os parabéns, minha querida Licas, embora já venha tarde. Desculpa- me ter esquecido.
Desejo que tenhas tido um dia muito feliz na companhia dos teus familiares.
Também desejo que voltes à blogosfera; já temos saudades tuas.
Também desejo um dia conhecer-te, mas quando estou no Porto, como é pouco tempo, não sou senhora de mim.
Mil beijinhos de parabéns da amiga de longe