sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PORQUE FIZ O MEU BLOG

Antevendo uma melhoria de tempo e a chegada da ansiada Primavera, eis que regresso, lenta e de forma simples, a este espaço de convívio e de partilha.
Fui impelidade pela nossa amiga Mª Emília do blog "Tal Qual Sou", a aceitar o seu desafio Porque fiz o Meu Blog .
Vou tentar justificar-me e dar, ainda que sucintamente, o que penso da sua actual existência.

Talvez se recordem, ou se consultarem o meu perfil encontrarão o seguinte:
Os meus olhos azuis, agora um pouco cansados, são ainda capazes de chorar de tristeza, como brilhar por um gesto de amor e ternura. O meu coração continua aberto à partilha, ao saber, à vida. Quero dar-me e receber, numa troca leal, aberta e constructiva..

Suponho que nesta simples frase deixei clara a vontade de, ao deixar de repente o bulício de uma escola, onde as aquisições de conhecimentos foram uma constante e as trocas dos mesmos não apenas aconteceram, como foram necessárias à materialização enquanto educadora dos objectivos formativos e educacionais que me propus atingir no início da carreira ... Há 35 anos atrás ... Mas dizia eu ... manifestei a vontade de neste espaço e a partir dele, alargar as minhas amizades, aprender com as experiências divulgadas, empenhar-me no apoio aos que necessitam, actualizar-me nas diferentes vertentes sociais, educacionais e humanas e se possível e sempre que necessário partilhar com todos o meu saber.

Ao longo destes quase dois anos, empenhei-me no sentido de fazer jus a este plano.

Fui aberta, sincera, humana, crítica, divertida, triste, dinâmica, criativa e por vezes "Chatinha"...
Encontrei pessoas fantásticas que adorei conhecer e com quem mantenho um convívio agradável e dentro dos parâmetros atrás enunciados. Porém ...
Também me desiludi!
Encontrei deslealdade, mentira, hipocrisia, conversas de bastidores, incorrecção.

Não tinha pensado que tal pudesse acontecer!
Acredito no tal mundo impoluto e honesto ...
Sou lírica? Talvez

Mas não foi com este objectivo que criei este blog e por isso me afastei por uns tempos.


mundodoorkut.com


Acesse: Mundo do Orkut



Digeri, inflecti o caminho e hoje vejo o meu blog de forma diferente.

mundodoorkut.com



Eu continuarei a mesma, mais fechada e cautelosa talvez,menos complacente com pessoas e situações que se me afigurem desleais e despropositadas de certeza mas ...

Os meus olhos azuis, agora um pouco cansados, são ainda capazes de chorar de tristeza, como brilhar por um gesto de amor e ternura. O meu coração continua aberto à partilha, ao saber, à vida. Quero dar-me e receber, numa troca leal, aberta e constructiva..

BEM-HAJA Mª EMÍLIA POR ME AJUDAR A REPENSAR

9 comentários:

Maria Emília disse...

Eu presentia, minha amiga, que era isso que se estava a passar consigo e por isso o afastamento. Também muitas vezes me pergunto o mesmo e me sinto desiludida. Mas penso que se conseguir ajudar pelo menos uma pessoa, terá valido a pena.
Vou fazer o link ao seu blog no meu.
Um beijinho e obrigada pela colaboração.
Maria Emília

Graça Pereira disse...

Licas
Fiquei muito honrada com a tua presença no meu blog. Julgo que vamos ser amigas por aquilo que li do teu perfil que se coaduna bastante com o meu.
A Maria Emilia fêz-nos um desafio interessante. Curiosamente,no mesmo dia a proósito do 1º aniversário do Zambeziana eu explicava a razão da aparecimento do meu blog.
Minha querida, no mundo real ou virtual, há sempre gente boa e aqueles que, só cá andam para atrapalhar a vida dos outros. Mas os nossos sonhos, os nossos objectivos não podem acabar ou estarem sujeitos a opinião de terceiros.
Parabens pelos teus 40 anos de casamento.
Um beijo grande e feliz fim de semana Graça

Teté disse...

Bom, como não faço ideia sobre que história é essa das mentiras, hipocrisia e deslealdades, suponho que está longe de ser comigo.

Como é óbvio, a blogosfera (ou blogo bairro) não é muito diferente da sociedade real: logo, há gente para tudo! E mentirosos não faltarão, com personalidades, profissões, idades e "estatutos" fictícios, por exemplo. Mas também me parece que é coisa que se nota ao fim de uns tempos, os que mais me irritam até são aqueles que querem "moldar" a cabeça dos outros pela própria, nomeadamente em relação a política e religião. Acho muito bem que tenham as suas próprias ideias, não tenho nada contra serem de direita ou esquerda, católicos, protestantes ou ateus, do Benfica, do Sporting do FCP ou de outro clube de futebol: mas eu tenho as minhas próprias, não preciso de "lições"!

Dito isto, já aprendi muito na blogosfera: de receitas de culinária, até outras maneiras de estar na vida, àquela exposição que visitei e adorei por ter sido avisada, entre tantas outras notícias, informações e até anedotas! :)

E se fiz o meu blog, foi mais por vontade de escrever, claro que dou opiniões próprias sobre livros, filmes e outras questões actuais, mas aceito perfeitamente que as pessoas discordem - o mundo seria um tédio, se fossemos todos iguais! :D

Beijocas e (um resto de) bom fim de semana!

Cândida Ribeiro disse...

Não imaginei que a tua ausência se devia a uma situação destas...um coração tão bom como o teu, sempre pronta a ajudar e sempre com lindas palavras não merecia sofrer.
Mas a vida é assim e muitas vezes acontece o que menos esperamos...o caminho tem sempre muitos obstáculos, mas nós temos força para saber ultrapassar.
Estou feliz com o teu regresso e este desafio da nossa amiga Maria Emília veio na altura certa.
Bem-vinda e que os teus olhos azuis não se cansem de brilhar.

O meu abraço cheio de luz

Licas disse...

Queridas Amigas
Obrigada!
O que se passou não foi tão grave assim, simplesmente senti a grosseria da pessoa, como resposta a uma opinião que mais não era do que a minha opinião quanto ao que se escrevia de outra pessoa.
Admitia e admito que as pessoas não pensem como eu, mas não admito que respondam "grossamente". Só tenho pena que para fugir completamente da situação me tenha afastado de alguém que certamente precisa de nós, mas confesso que não consegui ultrapassar essa barreira.
Se calhar devia ter sido forte mas ...
Essa pessoa está sempre no meu pensamento e dedico-lhe as minhas orações que são possivelmente mais uteis que a minha presença. E assim libertei-me de conflitos.

Mais uma vez obrigada pela vossa amizade e compreensão

ematejoca disse...

Minha querida Licas vamos lá fazer TUDO para nos "ajudarmos uns aos outros a superar este inverno na rua e em nós próprios."
Tenho encontrado na blogosfera só pessoas de quem tenho grande apreço. Houve um aborrecimento, como sabes, mas como estive sempre de pé atrás, nem me chegou a desiludir, apenas confirmei a impressão, que tinha dessa pessoa.

A oferta da 1ª flor do teu jardim -Um Lírio amarelo - é uma metáfora ou vais colocá-la aqui no teu blogue para eu a levar para o "ematejoca azul"?

Beijinhos da amiga de longe!

BC disse...

Apesar da chuva persistente a Primavera está aí à porta para abrirmos sem medo as janelas e deixarmos entraro o SOL.

O SOL pela janela e o SOL nas nossas vidas e tudo continua num ciclo de VIDA.
Beijocas
O bom sempre ficará e as coisas menos boas serão esquecidas com o tempo.

Tite disse...

Olá querida Licas!

Bom regresso!
Gostei de saber das tuas intenções, primeiras e actualizadas, para criação de um blog. Umas e outras são bem pertinentes e compreensivas num ser com a tua sensibilidade.
Uma coisa podes ter a certeza, porém, não devemos autorizar que se metam na nossa vida e da nossa não devemos dar muitas entrevistas.
Quanto mais cá ando (há menos tempo que tu) mais tenho a certeza que anda por aqui muita gente mal intencionada a par de outra acima de qualquer suspeita. Cabe-nos a nós saber separar o trigo do joio.

Custa escrever tudo isto só com a mão esquerda mas... achei que o devia fazer já.

Beijos amigos de compreensão

PS - Concordo em absoluto com a amiga Zambeziana

Unknown disse...

Gostei de a conhecer!

Deixo um beijinho com votos de uma Santa e Feliz Páscoa,
Ana Martins