Quando o Anjo anunciou a Maria que Ela seria a Mãe de Jesus, ela foi visitar a sua prima Isabel que estava grávida. Quando lhe deu a notícia a criança exultou no seu ventre ... Assimn se lê no Evangelho de S. Lucas

Mais tarde João Batista, assim se chamou a criança, foi para o deserto anunciar a vinda do Salvador.
Foi por isso o precursor de Cristo e como tal venerado.
Mais tarde foi Mártire
Sabe-se que foi a partir das sílabas iniciais dos versos da primeira estrofe do hino litúrgico em honra de São João Baptista que se formaram os nomes das notas musicais. Veja-se como:
‘’Ut’’ queant laxis ~
´´Re’’ssonare fibris
‘’Mi’’ra gestorum
‘’Fa’’muli tuorum,
‘’Sol’’ve polluti
‘’La’’bii reatum,
‘’S’’ancte ‘’J’’ohannes.
O ut foi depois substituído por dó. O si é constituído pelas letras iniciais latinas de Sancte Johanes (São João: o j lia-se como i).

Sendo uma festa de origem cristã é simultâneamente uma festa pagã que leva às ruas todos ou quase todos os habitantes das cidades numa comunhão de atitudes e tradições que assentam fundamentalmente na ideia de "trazer a sorte" ao amor, à felicidade , à saúde.

Ligam-se aos antigos cultãos pagãos e às "propriedades" das ervas aromáticas, do fogo (traduzidos nas fogueiras), ao orvalho e à agua.
Surgiram muitas tradições de sorte e azar, que dão vida e colorido a estas festas ...
Quem saltar a fogueira na noite de S. João, em numero ímpar de saltos e no mínimo três vezes, fica por todo o ano protegido de todos os males. As cinzas de uma fogueira de S. João curam certas doenças de pele. Para certos males, são benéficos os banhos que se tomem na manhã do dia de S. João, mas antes do Sol nascer. No Porto, os que se tomavam nas praias do rio Douro ou nos areais da Foz, valiam por nove...
As orvalhadas têm a ver com a fecundidade. Uma mulher que se rebole de madrugada sobre a erva húmida dos campos (“...para tomar orvalhadas / nos campos de Cedofeita”) fica apta para conceber. Segundo um conceito antigo as orvalhadas eram entendidas como o suor ou a saliva dos deuses da fertilidade. Uma outra velha tradição assegura que os namoros arranjados pelo S. João são muito mais duradouros do que os que se formam pelo Carnaval “que não vêm chegar o Natal..."
São estas algumas das tradições que tornam mágica esta noite que todos retemos na nossa memória como uma relíquia da infância.

A Todos desejo a ALEGRIA, A JUVENTUDE, A PARTILHA DESTA NOITE PARA SEMPRE A NOSSA NOITE DE S.JOÃO.
Com a Ajuda de:
http://www.culturabrasil.org/sjoaobatista.htm