quinta-feira, 21 de maio de 2009
5ª FEIRA DA ASCENSÃO = FESTA DA ESPIGA
Diz a história, que 40 dias após a Ressurreição, Cristo apareceu pela última vez aos discípulos, antes da Sua subida aos céus. Foi uma 5ª feira, que passou a ser designada como a 5ª FEIRA DA ASCENSÂO.
Foi durante muitos anos uma festa meramente cristã,mas com o decorrer do tempo tem-se assumido cada vez mais com um carácter pagão.
A tal ponto isto acontece, que em muitas localidades portuguesas, sobretudo na região ribatejana, este dia foi consagrado feriado municipal. Transformou-se assim numa festa profundamente rural, coincidindo com a tradicional Festa da Espiga, celebrada tradicionalmente nos campos com merendas e bailes populares.
Neste dia da Festa da Espiga, não se trabalhava e as pessoas saiam muito cedo para os campos para apanharem espigas e flores campestres, para formarem ramos que eram guardados no interior das casas até à 5ª feira da Ascensão do ano seguinte.
O ramo deveria conter sempre uma espiga de trigo, para que houvesse sempre pão naquela casa o ano inteiro e ainda um ramo de oliveira, para que não faltasse o azeite, a paz e a luz divina, uma folha de videira, para que não faltasse o vinho e flores campestres, para que sempre houvesse alegria.
Esta tradição apenas hoje se mantém no Concelho da Chamusca. É celebrada a Semana da Ascensão, com 5 dias de variadas actividades, com especial destaque para as actividades tauromáquicas.
Este ano a 5ª feira da Ascensão comemora-se hoje, 21 de Maio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Olha que curioso, sabia que esses raminhos eram compostos assim, sabia que cada elemento que os compõem tinha um significado, não sabia (ou não me lembrava) era qual. Estamos sempre a (re)aprender... :)
Quanto a actividades tauromáquicas, passo! Odeio touradas!
Beijocas, Licas!
Olá Isabel
Venho deixar o meu abraço e informá-la que tem um desafio lá no meu cantinho.
Tenha uma boa noite
viviana
Aqui na zona do Ribatejo onde me encontro, também é feriado municipal. Além disso, não é só na Chamusca que é celebrada com vigor a Ascensão. Em Alenquer está a decorrer a XXVIII edição da Feira da Ascensão, entre os dias 20 e 24 de Maio. Quem estiver interessado pode consultar o programa aqui:
http://www.cm-alenquer.pt/
Ps: Licas, não leve a mal, mas faça a correcção da palavra Ascenção, que aparece no texto 5 vezes com Ç e é com S - ASCENSÃO.
Minha cara Licas!
Eu nunca sei quando é o Corpo de Deus ou a ASCENSÃO. Só sei que o Dia do Pai aqui na Alemanha é num ferido 40 dias depois da Páscoa. Eu só tinha escrito: "Aqui é o Dia do Pai na Alemanha", depois vi a tua postagem e copiei o nome, e fiquei em dúvidas, mas como estou muito esquecida no que respeita a nossa língua, pensei que tu é que tinhas escrito a palavra certa.
Hoje festejámos o meu marido, que é um óptimo pai. O meu pai morreu quando eu tinha 5 meses.
Fico contente, por gostares do que o Diogo escreve, e aceitares o seu humor arrepiante!!!
Beijinhos e um dia feliz para ti!
Licas,
Não gosto nada de fazer reparos nas caixas de comentários dos blogues. Só o fiz aqui por não ter outra forma de contactar com a Licas. Espero a sua compreensão.
Resto de Feliz dia da Ascensão.
Dia da espiga, dia da Ascenção. Já foi feriado no passado. Agora quase não se menciona na comunicação. É pena. As coisas bonitas vão ficando para trás. Obrigada por o lembrar aqui.
Um beijinho,
Maria Emília
Estou bem triste por não ter ido ao campo apanhar o meu ramo de espigas. Nem sei se não irei amanhã. É que sou supersticiosa e costumo ter sempre um ramo de espigas pendurado atrás da porta da despensa para haver fartura de tudo o que tu mencionaste no significado do ramo, na minha casa durante o ano.
Que pena que cheguei aqui tarde...
De qq forma obrigada amiga
Minha cara Licas!
Há vários blogues, que falam da Festa da Espiga, o o blogue "A minha Matilde" menciona, que o texto é da Câmara Municipal de Loulé.
Eu nunca ouvi falar dessa festa. Para mim o dia de hoje é o Dia do Pai, que foi muito agradável com toda a família reunida.
Penso que, o comentador anómimo me queria dizer, se escrevo para as pessoas de Língua Portuguesa, devo mencionar festas portuguesas e esquecer o que se passa na Alemanha. Esquece o meu/minha comentador/a, que o meu mundo é aqui!!!
Boa noite!
Uma festa muito importante na Chamusca. O que reprovo são os espectáculos degradantes e desumanos das touradas, contradizem o significado da Ascensão.
De resto, esta festa anseio muito conhecê-la no próximo ano, se Deus quiser:))
Vou descer mais um andar...
Licas, um post destes! acabei, praticamente, de comentar um na blogger Dina e num outro blog, de uma amiga, a Tita dos pensamentosametro.
Estive alguns anos em Évora e, mesmo sendo Alentejo, o Dia da Espiga era celebrado de forma tão simpática!
Sempre acompanhei ao campo e às festas as colegas naturais de lá e era um dia sempre esperado por todos nós, os que éramos "de fora"!
Já a tinha desde menina - ia a Évora desde os meus sete anos, pois tinha lá uns tios - , mas desenvolvi nesses anos fantásticos (já jovem) a minha costela alentejana! E vivo delirante com os festejos que impliquem todas as tradições terminadas em "....anas"!!
Ficou em mim a Espiga, as pegas e forcados, as casinhas branquinhas com beirinhas azuis e amarelas... (ainda sonho com uma só para mim e sonho com o meu grito do alto do telhado ao estilo do "AQUI VOU SER FELIZ!!") Lembra-se deste slogan do Malato? :)
Há anos que tenho esta coisa tão "...ana" em mim! :)
Beijinhos, Licas!
Que bom ter vindo hoje com calma à blogosfera e ter tocado nestes posts que tanto me dizem! :)
Quanto à ligação religiosa ao dia em causa, eu, beata convicta, me confesso: nunca tinha relacionado factos.
Bom fim-de-semana! :)
(Estou como a comentadora de cma: vou apanhar o elevador com ela!! descendo, pois!)
*
amiga Licas
não é no concelho da chamusca...é só na Vila da Chamusca.
Das restantes freguesias, desloca-se o Povo até à sede do concelho...para participar nessas festas... há muitos, muitos anos quando eu ainda residia na Chamusca, eram 10 dias de festejos e feira incluída. Começava na quarta-feira (véspera da ascensão) e só terminavam no 2º Domingo!
...que saudades daqueles tempos!...
digo eu que sou natural da Chamusca.
Um abraço!
ps: este ano até tinha bilhetes de borla para a corrida de toiros e no serviço não me autorizaram faltar ... :(
Enviar um comentário